Candidatos Silvio Mendes (União Brasil) e Fábio Novo (PT) apresentaram pedidos de suspensão à Corte Eleitoral
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV iniciou nessa sexta-feira (30) e logo começaram as denúncias por irregularidades em Teresina.
Pelo menos duas delas já foram acatadas pela Justiça Eleitoral ainda no mesmo dia relacionadas aos candidatos a prefeito da capital Silvio Mendes e Fábio Novo, resultando em suspensões.
Uma delas foi referente ao candidato Sílvio Mendes (União Brasil), veiculado na TV. O juiz Washington Luiz Gonçalves Correia, da 63ª Zona Eleitoral de Teresina, aceitou a solicitação da coligação adversária “Juntos Por Teresina”, cujo candidato a prefeito é o deputado estadual Fábio Novo (PT).
O grupo argumentou que, em sua propaganda, o candidato do União Brasil não indicou todos os requisitos legais para divulgação de pesquisa, dentre eles o período de realização e a margem de erro.
Assim, o juiz eleitoral determinou a retirada dos 15 primeiros segundos do programa eleitoral de Silvio Mendes.
Juiz voltou atrás
Poucas horas depois, após interposição de recurso, o mesmo juiz refez e Decisão e manteve o trecho da propaganda, por considerar que as informações sobre a pesquisa apareceram na tela.
Propaganda de Fábio Novo suspensa
O candidato petista, no entanto, também recebeu punição da Justiça por conta da janela do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) estar em desconformidade com o determinado pela Justiça Eleitoral.
O pedido foi apresentado pela coligação “Teresina no Caminho Certo”, de Silvio Mendes, e deferido pelo juiz Washington Luiz Gonçalves Correia.
Dessa forma, o programa eleitoral de Fábio Novo fica suspenso em qualquer rede até que sejam realizadas as adequações previstas na legislação.