Confirme informado pela CNM, 76% municípios piauienses contarão com corrida majoritária polarizada por apenas dois postulantes
Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), disputa direta entre dois candidatos a prefeito é a realidade de 49% (2.748) das cidades brasileiras. O Piauí é o estado que mais se destaca nesse sentido.
Confirme informado pela CNM, 76% municípios piauienses contarão com corrida majoritária polarizada por apenas dois postulantes; é o caso, por exemplo, de Oeiras. Dr. Hailton (Solidariedade) e Zé Alberto (PSD) vão brigar pelo comando do Executivo da primeira capital do estado.
Paraíba e Rio Grande do Norte, com 71% e 69%, respectivamente, aparecem depois do Piauí.
“Na outra ponta estão os municípios do Rio de Janeiro (13%), Espírito Santo (26%) e Rondônia (29%). Em números absolutos, o estado de Minas Gerais lidera o ranking de disputa direta, com 429 Municípios neste cenário; seguido por Rio Grande do Sul (282); São Paulo (227) e Bahia (214)”, destaca a Confederação Nacional dos Municípios.
As informações fazem parte da série de estudos temáticos divulgada pela Confederação Nacional de Municípios sobre as eleições municipais de 2024. A publicação do resultado aconteceu no último dia 06, sexta-feira.
O relatório mostra ainda que serão 5.496 candidatos concorrendo diretamente ao de prefeito em todo o Brasil. Esse é o segundo maior percentual das últimas sete eleições, ficando atrás somente do pleito de 2000, quando 2.794 cidades tiveram apenas dois candidatos ao principal cargo majoritário.
O levantamento revelou que somente 11% das cidades (618 de 5.569) nunca contaram com dois candidatos em disputa. Em contrapartida, em 4.951 cidades os habitantes já tiveram que escolher entre apenas dois concorrentes nas últimas sete eleições. Desse total, em 66% (3.263) dos municípios esse evento já ocorreu entre três e seis vezes. Em 203 cidades todas as disputas eleitorais desde 2000 se deram entre apenas dois candidatos.