Ferramenta permite acesso de informações sobre local de votação e justificativa de ausência da votação
O prazo para que os eleitores baixem o e-Título para votar no primeiro turno das eleições municipais encerra neste sábado (5), véspera do pleito. A ferramenta permite a emissão do título digital e pode ser usada como identificação para votar e conferir o endereço do local de votação.
O aplicativo é gerido pela Justiça Eleitoral e será suspenso o download durante o dia da votação, sendo retomado o acesso neste segunda-feira (7), permitindo também a justificativa de ausência na votação.
Os eleitores podem baixar gratuitamente o e-Título nas lojas de aplicativos Apple e Android. Para validar o aplicativo é necessário o preenchimento das informações solicitadas e dados pessoais do usuário.
Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve estar atualizado, conter a biometria, além da foto do usuário. Caso essas condições não estiverem obedecidas, o eleitor só poderá votar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo tem cerca de 75 milhões de downloads e 46 milhões de contas cadastradas. No dia da votação, no entanto, o eleitor é proibido de usar o aparelho celular, que deverá ser entregue aos mesários da seção.