O PL foi apresentado na sessão plenária da Alepi desta segunda-feira, 21
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) formalizou projeto de lei que propõe a proibição do uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos nas unidades escolares das redes pública e privada do estado. O PL foi apresentado na sessão plenária desta segunda-feira, 21.
A vedação valeria para aparelhos que possuam acesso à internet. De acordo com o texto, os alunos que levarem equipamentos do tipo à escola deverão deixá-los guardados; a unidade de ensino deverá criar um protocolo para isso.
“Estudos indicam que mesmo a mera presença do telefone pode reduzir a capacidade cognitiva, resultando em uma menos retenção de informações e notas mais baixas. Mesmo que o córtex frontal maduro possa ajudar os adultos a resistirem à distração, os jovens, com seus cérebros ainda em desenvolvimento, são particularmente vulneráveis a essas interrupções”, justificou Henrique Pires durante a sessão.
Caso o projeto seja aprovado, o uso dos celulares e outros dispositivos eletrônicos ficará permitido apenas quando houver necessidade pedagógica ou no caso de alunos com deficiência que precisem de auxílio da tecnologia.
A proposta precisará tramitar pelas devidas comissões temáticas da Alepi ainda.
Com informações da Alepi