Presidente municipal do partido em Teresina disse que o grupo saiu das eleições fortalecido
Apesar da derrota do PT em importantes colégios eleitorais do Piauí nas últimas eleições municipais, como Teresina, Floriano e Altos, o presidente municipal do Partido, Cícero Magalhães, considera que a sigla saiu fortalecida no pleito de 2024.
Ao todo, o grupo conseguiu eleger 50 prefeitos no estado, alcançando o melhor desempenho comparado aos demais estados brasileiros. Em entrevista à imprensa nessa terça-feira (22), o comandante da legenda ponderou que o resultado mostra que a população teresinense e dos demais municípios tem aumentado a confiança depositada no grupo.
Vale lembrar que a acirrada disputa na capital terminou com o candidato do PT, o deputado estadual Fábio Novo, tirando 43,14% dos votos e perdendo para Silvio Mendes (União Brasil), com 52,3%.
“A última vez que o PT passou de 30% foi em 2000, quando o PT chegou aos 40% em Teresina. ‘Ah, o PT perdeu!’ Só se perde o que se tem. O PT não governava Teresina. O PT não governava Parnaíba. O PT não governava Floriano. O PT não governava Altos. O PT não governava Campo Maior. O PT não governava União”, disse Cícero Magalhães.
Nas eleições municipais de 2020, o partido elegeu 23 prefeitos no Piauí, ou seja, uma diferença de 27 a mais. Para o presidente municipal da sigla, esse é o principal saldo a ser analisado.
“O PT não perdeu o que não tinha, pelo contrário, o PT fez foi avançar porque, mesmo nos locais em que perdeu, teve uma boa parte da parcela da sociedade que acompanhou o Partido dos Trabalhadores. Nós quase que dobramos o nosso número de prefeitos eleitos no estado do Piauí. Então, não perdemos”, avalia.
Entre as cidades que possuem mais eleitores no estado, o partido conseguiu a vitória em Picos, com o deputado estadual Pablo Santos vencendo o atual prefeito, Gil Paraibano (Progressistas). A sigla também comemorou o resultado de Piripiri, onde a atual gestora, Jôve Oliveira (PT), desbancou Luiz Menezes (PSD) e garantiu sua reeleição.