O deputado estadual Henrique Pires, do MDB, é o autor da proposta
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou um requerimento de audiência pública para a discussão da atuação de institutos de pesquisa de intenção de voto nas eleições deste ano no estado. A aprovação se deu na sessão plenária desta terça-feira, 22.
O deputado estadual Henrique Pires, do MDB, é o autor da proposta. A data da reunião não foi confirmada ainda.
O emedebista pretende coletar informações para entender como pesquisas realizadas durante corridas eleitorais no Piauí destoaram tanto da realidade.
Em Teresina, por exemplo, várias cravaram a vitória de Fábio Novo, candidato a prefeito da capital pelo PT, com uma vantagem de mais de 10% com relação ao segundo colocado. No final Silvio Mendes (União Brasil) se sagrou vencedor aplicando diferença de mais de 41 mil votos.
Henrique citou, em entrevista à Teresina FM esta semana, a cidade de Canto do Buriti – onde o correligionário Dr. Fellipe Alves levou a melhor em cima de Regiane do Marquinhos (PSD) e assegurou a reeleição. “Aqui [em Teresina] todos erraram, Canto do Buriti não, lá tinha uma orquestração diuturnamente fazendo pesquisas falsas [contra Fellipe Alves]”, acusou Pires.
O deputado pretende também se mobilizar para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Alepi sobre o tema.
Do começo de fevereiro deste ano até 15 de agosto, quando terminou a pré-campanha eleitoral, Teresina registrou 51 pesquisas, uma média de quase duas por semana. O levantamento foi feito pela Revista Piauí em agosto. De acordo com matéria divulgada pelo meio de comunicação, o número colocou Teresina no topo da lista das capitais brasileiras com a maior quantidade de pesquisas de intenção de voto; São Paulo registrou 29 no período do levantamento destacado.