Homenagem foi proposta pelo vereador Enzo Samuel
A Câmara Municipal de Teresina pode entregar o Título de Cidadania Teresinense ao sambista Luiz Antônio Feliciano, conhecido como “Neguinho da Beija-Flor”. A proposição da homenagem é do presidente da Casa, o vereador Enzo Samuel (PDT).
O sambista tem 75 anos, é compositor, intérprete oficial da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis e é considerado uma das principais vozes do Sambódromo da Avenida Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Ele esteve em Teresina no último mês de fevereiro para a abertura da temporada de 2024 do projeto Seis e Meia, na Galeria do Clube dos Diários.
O proponente da homenagem pontuou que a ação é um reconhecimento à contribuição de Neguinho da Beija-Flor para a cultura de Teresina
“Para quem não conhece a história do Neguinho da Beija-Flor, Teresina já teve uma época em que as escolas de samba eram o carro-chefe do Carnaval da cidade e Neguinho da Beija-Flor sempre teve essa cooperação entre Beija-Flor, no Rio de Janeiro, e as escolas de samba daqui, chegando, inclusive, a fornecer materiais e a realizar atividades culturais para poder arrecadar dinheiro para as escolas de samba daqui, de Teresina, assim como foi incentivador do projeto Seis e Meia, no seu retorno”, frisou.
Enzo Samuel considera que a história de vida do compositor serve de inspiração de fé para outras pessoas, considerando sua vitória contra o câncer no intestino, que foi descoberto em 2008.
“O Neguinho da Beija-Flor tem um grande trabalho na área da cultura e do fortalecimento aqui no nosso município, principalmente no Carnaval, que é a maior festa popular do nosso país. Para quem não sabe também, Neguinho da Beija-Flor foi acometido por um câncer alguns anos atrás e, na época, ele lançou a música que chamava ‘Obrigado, Jesus’, que virou um hit, principalmente entre as pessoas fazem tratamento de câncer e que conseguiram ser curadas, porque, no caso dele, ele foi curado e entregou essa cura a Jesus”, disse.
O projeto foi lido no Parlamento municipal na última terça-feira (5) e deve ser votado pelos vereadores nos próximos dias.