Deputado federal quer concorrer a senador
As especulações em torno da aproximação entre o Progressistas e o PT já começaram a preocupar os aliados do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). Com a possível aliança entre os partidos, a disputada segunda vaga de senador na chapa majoritária de 2026 pode acabar beneficiando um dos rivais políticos do chefe do Executivo piauiense, o senador Ciro Nogueira (Progressistas).
Se depender do deputado federal Júlio Cesar, presidente estadual do PSD, isso não vai acontecer. Não é novidade que o parlamentar, cujo partido alcançou o maior número de prefeitos eleitos nas últimas eleições no estado e no país, postula a vaga.
Está prevista para esta semana um encontro entre Júlio Cesar e Fonteles, quando o deputado tentará convencer o governador a garantir o espaço da sigla na chapa, considerando a força política obtida no pleito deste ano.
Na última sexta-feira (23), o parlamentar falou à TV Cidade Verde que espera que o petista “raciocine matematicamente”.
Como já se sabe, a primeira vaga de senador na chapa governista deve ser voltada à reeleição Marcelo Castro (MDB), com quem o presidente estadual do PSD esteve reunido nesse domingo (24).
Além de Júlio César, outros nomes também são cotados para ocupar uma cadeira no Senado pelo grupo, como o do deputado federal Francisco Costa (PT), que já afirmou que está à disposição do governador.
Matérias relacionadas:
Deputado federal Júlio César se antecipa e começa a pleitear vaga para disputar o Senado em 2026
Wellington Dias deixa em aberto possibilidade de retomar acordo político com Ciro Nogueira