O público-alvo são idosos acima de 65 anos e deficientes físicos
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou proposta de isenção tarifária no transporte rodoviário intermunicipal do estado. A aprovação aconteceu na sessão da terça-feira, 26.
O público-alvo são idosos acima de 65 anos e deficientes físicos. A CCJ deu parecer favorável também, na mesma sessão, à proposta de oferta de meia-passagem para estudantes da rede pública de ensino no sistema intermunicipal.
Tratam-se de pontos de substitutivo do deputado Francisco Limma, do PT, à Mensagem 37 – que trata do Projeto de Lei Ordinária nº 20 (de 6 de março de 2024) enviado pelo Governo do Estado à Alepi este mês. O PLO dispõe sobre o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Piauí (STRIP/PI), revoga a Lei nº 5.860, de 1º de julho de 2009, e estabelece novas diretrizes para o setor.
O projeto, relatado por Limma, agora segue para a Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo.
O deputado Francisco Limma propôs e presidiu audiência pública realizada em 24 de abril de 2024, na Alepi, visando tratar do assunto. Entidades, como a Secretaria de Transportes (Setrans), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ministério Público do Estado (MPPI), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), sindicatos e associações do setor de transporte foram convocados para contribuir com sugestões e esclarecimentos sobre a nova legislação.