Hunter Biden era investigado por posse de armas e ocultação do consumo de drogas
Hunter Biden, filho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu o perdão de três condenações referentes à posse de armas e ocultação de consumo de drogas às autoridades. O comunicado foi divulgado pela Casa Branca nesta segunda-feira (2).
Biden justificou que o indulto foi concedido ao filho por considerar que houve motivações políticas nas investigações.
Atualmente com 54 anos, Hunter foi acusado de mentir sobre o consumo de drogas na ocasião em que comprou um revólver Colt Cobra, em outubro de 2018.
Na época, o filho do presidente já havia reconhecido que enfrentava o vício em crack. De acordo com a legislação do país, o uso de narcóticos é proibido a quem adquire arma de fogo.
Além disso, Hunter Biden era investigado por conta de seus negócios e também pelo não pagamento de impostos. Ele declarou-se culpado em nove acusações fiscais federais no último mês de setembro.
O presidente norte-americano alegou que, apesar de ter prometido não interferir na Justiça, tomou a decisão em benefício do filho porque ele teria sofrido perseguição de opositores políticos.
“Hoje, assinei um perdão [presidencial] para o meu filho Hunter. Desde o dia em que tomei posse, disse que não iria interferir nas decisões do Departamento de Justiça, e mantive a minha promessa mesmo quando vi o meu filho ser seletiva e injustamente julgado”, disse Biden no comunicado.
A sentença das condenações pelas acusações federais relativas à posse de arma estava prevista para sair no próximo dia 12 e a referente ao processo fiscal deveria ser decidida quatro dias depois.
“Um pai e presidente”
A pena de prisão do filho de Joe Biden pelas acusações fiscais poderia chegar a 17 anos, enquanto as condenações pela posse de arma são punidas com até 25 anos de reclusão.
“Tem havido um esforço para quebrar o Hunter – que está sóbrio há cinco anos e meio, mesmo perante implacáveis ataques e um julgamento seletivo […] Ao tentarem quebrá-lo, quebraram-me a mim, e não há razão para acreditar que irão parar por aqui. Basta”, enfatizou.
O presidente dos Estados Unidos ressaltou ainda que a política infectou o processo e levou ao descarrilhamento da Justiça. Biden disse que espera que os americanos entendam as razões pelas quais um pai e um presidente tomam essa decisão.
Com informações da Agência Brasil