11/12/2024

Política

PSD e MDB repetirão fusão cruzada em 2026

Aliança aconteceu pela primeira vez nas eleições estaduais de 2022

Compartilhe agora

Publicado por: Lays Viana 03/12/2024, 11:21

Repetindo a aliança feita em 2022, o MDB e o PSD vão fazer novamente a fusão cruzada visando as eleições estaduais de 2026. A decisão foi tomada em reunião entre os dois partidos nessa segunda-feira (2), em Teresina.

O acordo consiste em os candidatos a deputado federal do MDB irem para o PSD e candidatos a vagas na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) do PSD migrarem para o MDB.

Da esquerda para a direita: os presidentes estaduais do MDB, Marcelo Castro, e do PSD, Júlio César (Foto: reprodução / Instagram)

O encontro contou com a presença do vice-governador do Piauí, Themístocles Filho (MDB) e de outros nomes das duas siglas.

O deputado estadual Georgiano Neto (MDB), que disputará uma cadeira na Câmara Federal, analisou que a união de forças das duas legendas nas últimas eleições estaduais trouxe bons frutos.

O deputado estadual Georgiano Neto (Foto: Lays Viana / Teresina FM)

O deputado destacou que haverá outras reuniões para dar encaminhamento às tratativas entre as legendas.

“O PSD e o MDB, assim como fizeram em 2022, devem manter esse bom entendimento, tanto na questão proporcional como na questão majoritária, para 2026. Eu acho que está muito claro para todo mundo, inclusive já dito pelo governador Rafael [Fonteles] que PSD e MDB devem participar da chapa majoritária em 2026, pela representatividade que tem aqui, no estado, pelos resultados obtidos nas últimas eleições municipais”, enfatizou.

Na última semana, o chefe do Executivo piauiense esteve com Júlio César em Brasília, onde resolveram o impasse acerca da participação do PSD na chapa majoritária governista de 2026, ao lado do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.

O parlamentar, que enseja uma vaga no Senado, viu seu espaço ameaçado com a possibilidade de apoio do Palácio de Karnak à reeleição do senador Ciro Nogueira (Progressistas).

A especulação dos bastidores, ainda não confirmada, é que PT e Progressistas podem caminhar juntos no próximo pleito.

Matérias relacionadas:

PSD confirma aliança com PT para eleições de 2026 no Piauí

Júlio César quer encontro com Fonteles para garantir vaga na chapa majoritária em 2026

Compartilhe agora

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM