Articulações teriam como finalidade garantir sustentação política de Lula
O presidente municipal do Progressistas em Teresina, vereador Aluísio Sampaio, comentou sobre as especulações de uma aliança entre PT e Progressistas para 2026. Nesta terça-feira (10), o parlamentar analisou que o cenário aponta para uma valorização do presidente nacional do partido, o senador Ciro Nogueira.
De acordo com Aluísio, o tema ainda não foi debatido internamente na sigla, mas ele acatará o que o grupo decidir sobre apoio ao governador Rafael Fonteles (PT).
“O que está chamando bastante a atenção é a importância do senador Ciro Nogueira nesse processo, onde, inclusive, está sendo valorizado não só pela oposição em que nós estamos, mas também pelo Governo. Isso mostra a capacidade dele e a importância dele para o estado”, avaliou.
Fusão Cruzada entre PT e Progressistas
Rumores nos bastidores dão conta de que estariam havendo tratativas para uma fusão cruzada entre as duas legendas, na qual os candidatos a deputado estadual disputariam pelo Progressistas e os que concorressem a deputado federal iriam para o PT.
O assunto divide opiniões entre membros das duas siglas. Para o deputado estadual Francisco Limma (PT), a possibilidade é real e está sendo debatida entre os atuais parlamentares.
Já o deputado estadual B.Sá (Progressistas) discorda e acredita que a configuração não vinga, considerando que ambos os partidos não estariam dispostos a abrir mão de sua bancada federal.
Matérias relacionadas:
Iracema Portella ironiza fala de Fábio Novo sobre retorno de aliança entre PT e Ciro Nogueira
Wellington Dias deixa em aberto possibilidade de retomar acordo político com Ciro Nogueira