O coordenador científico do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados (CIATEN), Bruno Guedes, em entrevista à Teresina FM 91,9 confirmou casos de […]
O coordenador científico do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados (CIATEN), Bruno Guedes, em entrevista à Teresina FM 91,9 confirmou casos de sarampo no Piauí. E ainda existem sete casos suspeitos. Ele alertou para a realização de vacinação para evitar a proliferação da doença.
“Esse é um momento de cuidado e atenção. A população deve participar e vacinar. O Piauí tem que estar vacinado, preparado para evitar propagação de doenças. Para o Sarampo deve se seguir a vacinação normal das crianças, que é a tríplice viral e agora vamos ter uma dose extra para cobrir essa população”, explicou Bruno Guedes.
Ele disse que o papel do Ciaten é preparar gestores e profissionais para evitar a propagação dessas doenças. “Vamos fazer as ações em parceria da Universidade Federal com a Secretaria de Saúde e o Ministério Público. Vamos fazer treinamento para os gestores e profissionais para nos preparar para esses problemas”, assinalou o coordenador do centro da UFPI à Teresina FM 91,9.
No caso especifico do sarampo, essa doença chegou ao Piauí com um caso identificado em Picos. “Estamos monitorando outros sete casos suspeitos em várias cidades, e não é motivo para pânico, mas tem que ter um alerta para a cobertura vacinal de forma a imunizar a população. A vacinação visa imunizar para não espalhar essas doenças, algumas negligenciadas”, advertiu o biomédico Bruno Guedes.
Ele constatou ainda que houve uma queda nos índices de vacinação e a possibilidade de retorno de doenças consideradas erradicadas. Para isso, o Ciaten está fazendo oficina de respostas rápidas para essas situações.