São duas novas centrífugas e um freezer no valor de R$ 869.600 que já estão em funcionamento.
Um convênio firmado entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) possibilitou a aquisição de novos equipamentos para o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) que devem auxiliar no fracionamento de sangue e armazenamento de amostras. São duas novas centrífugas e um freezer no valor de R$ 869.600 que já estão em funcionamento.
O ciclo do sangue é composto de várias etapas, entre elas o fracionamento, onde o sangue doado passa por um processo de centrifugação. É nessa etapa que ocorre a separação dos hemocomponentes – plaquetas, plasma, concentrado de hemácias e crio precipitado – que serão utilizados em transfusão, conforme a necessidade dos pacientes.
As novas centrífugas vão reforçar esse processo. “Uma das etapas mais importantes do fracionamento é a centrifugação das bolsas de sangue, que serve para separar os hemocomponentes. As novas centrífugas processam até 12 bolsas por vez”, explica o técnico em análises clinicas Romero Araújo.
Já o freezer, que opera a -80°, vai auxiliar a equipe do laboratório no armazenamento das amostras dos pacientes atendidos no Serviço Ambulatorial do Hemopi. “Aqui ficam as amostras dos pacientes e dos fatores sanguíneos que auxiliam no tratamento dos mesmos”, explica Abílio Neto, coordenador do laboratório.
O diretor-geral do Hemopi, Jurandir Martins, reforça o empenho do Governo do Estado para promover avanços no serviço de hemoterapia. “São avanços conseguidos por meio da Secretaria da Saúde que visam a melhoria do serviço prestado à população como também a qualidade do sangue que chega aos pacientes”, destaca o gestor.