O governo do Piauí suspendeu a agenda do governador Wellington Dias até abril, as que preveem concentrações públicas, por conta dos riscos causados pela crise […]
O governo do Piauí suspendeu a agenda do governador Wellington Dias até abril, as que preveem concentrações públicas, por conta dos riscos causados pela crise do coronavírus. O secretário do Estado de Saúde, Florentino Neto, reuniu os diretores dos hospitais públicos para analisarem o plano de contingência para os procedimentos no caso positivos para o COVID-19.
O secretário Florentino Neto afirmou no Piauí tinham 15 casos suspeitos do coronavírus. Destes, 9 deram negativos e 6 estão sob investigação. “Temos áreas reservadas hoje e havendo necessidade, vamos solicitar ao Ministério da Saúde leitos de UTIs”, contou o secretário.
“A reunião tem como objetivo fazer uma análise das condutas clínicas adotadas até agora. Como foi reconhecida uma pandemia fizemos uma revisão no plano de contingência e vamos socializar aos diretores”, adiantou o secretário.
Em casos graves, o paciente deve ser encaminhado para hospital de referência. Os suspeitos devem ser comunicados imediatamente à Secretaria Municipal e Vigilância Epidemiológica para orientações e início das ações de controle e investigação.
Florentino Neto garante que a Sesapi fez aquisição de Equipamentos de Proteção Individual e distribuiu o material para toda rede hospitalar. Segundo ele, também há leitos de isolamento nos hospitais regionais e nos de referência.