Por Wanderson Camêlo Professores da Universidade Estadual e da Universidade Federal do Piauí criaram um canal no YouTube com informações sobre estudos e atualidades em […]
Por Wanderson Camêlo
Professores da Universidade Estadual e da Universidade Federal do Piauí criaram um canal no YouTube com informações sobre estudos e atualidades em farmacologia. A ideia consiste em disseminar conhecimentos cientificamente comprovados, com o intuito de combater fake news divulgadas na internet sobre possíveis fármacos com capacidade para deter a Covid-19.
Com o tema “FarmacoLógicos”, o grupo de professores desenvolve uma série de vídeoaulas sobre estudos e efeitos de medicamentos. Até o momento, já foram gravados sobre a Covid-19 os aspectos gerais do vírus, assim o papel das vacinas no controle pandêmico. Recentemente, outra aula aborda a farmacologia clínica da hidroxicloroquina, com o intuito de esclarecer o devido uso clínico dessa molécula.
Segundo o professor da UESPI responsável pelo projeto, Dr. Fabrício do Amaral, o canal foi criado para traduzir informações científicas verídicas de uma maneira mais receptiva à comunidade em geral.
“Umas das funções do pesquisador é conseguir disseminar informações científicas. Com esse pensamento, a gente têm ficado incomodado com as fake news sobre o uso de algumas medicações para fins de solução da Covid-19. A intenção do canal é falar sobre esses temas, sejam relacionados a farmacologia, ou, também, outros aspectos sobre o uso de medicação e confiabilidade das informações científicas”, explica o professor.
Além do canal no YouTube, o grupo dissemina suas informações no perfil do Instagram @farmacologicos. A ideia, também, consiste em produzir episódios de podcasts e lives nas redes sociais do grupo.
Com informações da Uespi