Ele espera um relatório do COE para definir quais vão ser os próximos passos
Por Wanderson Camêlo
O governador Wellington Dias (PT) admitiu a possibilidade de estabelecer um novo lockdown caso os óbitos relacionados à Covid-19 continuem aumentando. Ele espera um relatório do COE (Comitê Estadual de Operações Emergenciais) para definir quais vão ser os próximos passos.
“Queremos seguir a ciência, queremos ter a proteção da vida. Alcançamos uma média que em alguma momento chegou a ficar acima dos 30 óbitos por dia, na média, e alcançamos sete óbitos por dia na média. Agora nessa última semana cresceu novamente para cerca de 10 óbitos na média diária. Então, isso nos preocupou. O Comitê deve apresentar as soluções e a partir daí vamos abrir um diálogo”, destacou Dias.
O executivo piauiense já determinou que o COE proponha ações para barrar o aumento de óbitos em decorrência do novo coronavírus. Wellington se reuniu nesta quinta-feira (15) com integrantes do grupo para discutir sobre o assunto.
Na ocasião ficou pré-definida uma reunião ampliada com diversos setores para o debate sobre possíveis medidas que evitem o aumento do número de casos e óbitos pelo novo coronavírus. O novo encontro deverá ser realizada por convocação pelo governador Wellington Dias após análise do relatório que está sendo feito pelo Comitê.
De acordo com o Consórcio de Imprensa, que colhe dados sobre a Covid-19 junto às secretarias estaduais de saúde, o Piauí foi o único estado a ter alta de mortes relacionadas à doença no país. No estado houve um crescimento de 50% na chamada média móvel. A informação foi divulgada neste domingo (11), no Fantástico, programa jornalístico da TV Globo.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), também se manifestou sobre o assunto. Apesar do alerta, o chefe do executivo teresinense descartou a adoção de novas medidas restritivas.
Sobre o recente levantamento feito pelo Consórcio de Imprensa, o tucano minimizou dizendo que as infecções e os óbitos em Teresina “estão estabilizados”.
Matéria relacionada: Covid-19: Wellington Dias convoca COE para avaliar ações contra o aumento de mortes