A proposta vai ser divulgada na próxima segunda-feira pelo Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde se prepara para anunciar o plano nacional de vacinação contra a Covid-19. A logística ainda está sendo definida. A proposta vai ser divulgada na próxima segunda-feira (30).
O governador Wellington Dias (PT-PI), líder do consórcio do Nordeste, estará em Brasília, na ocasião, para acompanhar o lançamento. No plano, de acordo com ele, vai constar detalhes como regras para armazenagem e distribuição das vacinas.
“Vamos ter a definição, por exemplo, sobre regras para armazenagem das vacinas; treinamento e qualificação das equipes, elaboração de sistema de segurança e distribuição dos medicamentos”, resumiu o petista em vídeo anexado à postagem.
Também vai ser realizado o treinamento de equipes. “Em pauta, a definição de um Plano Nacional de Vacinação para que, assim que a primeira vacina for liberada pela Anvisa, as nossas equipes entrem em ação. Será uma estratégia integrada entre estados, municípios e Governo Federal”, escreveu Dias na mesma publicação.
O Brasil poderá usar a vacina desenvolvida na China (Coronavac) ou a de Oxford, produzida no Reino Unido. Tudo vai depender da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que ainda realiza estudos com o auxílio do Instituto Butantã. A previsão é de que até dezembro deste ano aconteça a conclusão da terceira etapa de testes dos dois medicamentos.
No plano deverá constar também detalhes sobre agendamento e especificação dos grupos tidos como prioridade.