Amazonas chega a pior fase da pandemia com a falta de oxigênio nos hospitais
O Governo Federal solicitou a colaboração do Hospital Universitário (HU) de Teresina para receber 30 pacientes com covid-19 da cidade de Manaus, Amazonas. O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, recebeu uma ligação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na madrugada desta quinta-feira (14).
O motivo da solicitação está relacionada ao colapso referente ao abastecimento de oxigênio nos hospitais da cidade de Manaus. Equipes do Ministério da Saúde estão no Amazonas remanejando pacientes de Covid-19 para hospitais federais do país que têm estrutura para recebê-los.
”A Fundação Municipal de Saúde estará disponível para colaborar com a necessidade que temos de leitos para pacientes com covid de outro estado”, comunicou Gilberto Albuquerque.
A chegada do avião que vem transportando os pacientes para a capital piauiense, que estava prevista para 13h30 desta quinta-feira, (14) foi alterada para depois de meia noite e meia. A FMS informou que houve essa alteração “devido à falta de logística no abastecimento de oxigênio no avião da Força Aérea Brasileira(FAB)”, que está responsável pelo deslocamento dos pacientes.
De acordo com o superintendente do HU, Paulo Márcio, o Hospital Universitário e o Piauí já tinham feito seu planejamento estratégico e já estavam preparados para ajudar o país quando surgisse a oportunidade.” Preparamos 30 leitos dos quais 20 são equipados com leitos de UTI”, declarou.