As transferências ocorrem em meio ao colapso de saúde amazonense
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo pacientes, em tratamento contra a Covid-19, de Manaus desembarcou por volta do meio-dia em Teresina. Apenas nove, das 30 pessoas esperadas, vieram. A mudança na quantidade se deu por decisão do próprio governo de Manaus.
O Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB), esteve no aeroporto na manhã desta sexta-feira (15) para acompanhar a chegada dos pacientes e comentou a decisão: “Nós estamos aqui para receber nove, estamos aqui para receber 30, nós temos condição para receber mais, porém foi uma decisão de Manaus” declarou.
Uma grande logística foi montada pela Fundação Municipal de Teresina (FMS) para aguardar os pacientes. O órgão disponibilizou 28 profissionais e 11 ambulâncias do SAMU.
O translado também contou com o apoio de várias viaturas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans). O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque estava junto com toda equipe para dar o suporte necessário. “Será feita a triagem e, conforme a gravidade, os pacientes serão deslocados em ambulâncias avançadas ou básicas e o deslocamento deve ser o mais rápido possível para o HU, onde tem estrutura física adequada e de boa qualidade”, diz.
Em entrevista a Teresina FM, o chefe da Sala de Situação de Saúde da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS), Daniel Barros, explica que nos últimos 14 dias a média móvel de casos triplicou, em relação ao observado no mês de abril e maio, quando aconteceu o primeiro pico da doença no estado.
De acordo com ele, há muitos motivos que explicam o aumento de casos, como o crescimento da oferta de testes e diagnósticos e a circulação de uma nova mutação: “Tem essa hipótese que ainda precisa ser melhor investigada ,é a questão de ter uma nova variante do vírus circulando no Amazonas que pode estar relacionado a uma maior transmissibilidade”.
O Amazonas registrou na quinta-feira (14) 3.816 casos da covid-19, sendo 2.516 apenas na capital Manaus. O total de casos confirmados é de 223,316, com os números de quinta-feira. O número de óbitos aumentou para 5.930 e os casos de internações diárias subiram para 254.
Confira a entrevista na íntegra no FACEBOOK e no YOUTUBE .