O avião não realizou voo por falta de oxigênio suficiente para a remoção dos pacientes com segurança
A previsão da chegada do avião com os pacientes vindos de Manaus era de 13h30 da tarde da quinta-feira, que foi adiada para depois de meia noite, e teve uma nova alteração no horário às 22h 40 da noite de ontem: A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou que os 30 pacientes devem chegar somente nesta sexta-feira (15/01).
Com essa, é a terceira vez que a chegada dos enfermos em Teresina é adiada. A solicitação do Governo Federal para a colaboração com o Hospital Universitário (HU) a fim de recebê-los da cidade de Manaus, Amazonas, decorreu da necessidade de remanejar esses pacientes para hospitais com melhor suporte para atendimento.
De acordo com o superintendente do HU, Paulo Márcio, o Hospital Universitário e o Piauí já tinham feito seu planejamento estratégico e já estavam preparados para ajudar o país quando surgisse a oportunidade. ” Preparamos 30 leitos dos quais 20 são equipados com leitos de UTI”, declarou.
O Presidente da FMS, Gilberto Albuquerque afirmou que ”A Fundação Municipal de Saúde estará disponível para colaborar com a necessidade que temos de leitos para pacientes com covid de outro estado”.
“A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu agora à pouco (22h 39) a informação do Ministério da Saúde de que o avião da Força Aérea Brasileira não vai decolar hoje (14) de Manaus com pacientes com COVID para ser internados em Teresina. O avião não realizou voo por falta de oxigênio suficiente para a remoção dos pacientes com segurança. A previsão é Ministério da Saúde é de realizar a transferência dos pacientes ainda amanhã (15). A FMS aguarda a definição do Ministério da Saúde sobre o novo horário do voo.”