“Nós temos 1.103 postos de vacinação e todos vão estar aptos ao funcionamento”, afirma o Secretário de Saúde do estado
O Piauí vai receber 61.160 doses da vacina CoronaVac. O Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, afirmou em entrevista à Teresina FM, na manhã desta segunda (18), que, recebendo ainda hoje, o estado deve repassar aos municípios e iniciar amanhã a campanha de imunização.
Sobre a quantidade fornecida para o estado ele comentou: “É um número pequeno, mas é o que é possível nesse momento”.
De acordo com o Secretário, essa primeira dose vai ser aplicada nos profissionais de saúde, e nas pessoas acima de 70 anos ou com deficiência que moram em abrigos, obedecendo aos critérios estabelecidos pela Coordenação do Plano Nacional de Imunização.
O Ministério da Saúde, junto com o Instituto Butantan, vai entregar 6 milhões de doses de vacina para todos o Brasil. O transporte será feito pela FAB (Força Aérea Brasileira) e por caminhões com áreas de carga refrigerada. As companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass também vão fazer o translado gratuito das caixas com as doses para todos os estados que necessitem.
Ainda de acordo com o secretário, o Piauí já distribuiu seringas, agulhas e EPI’s para todos os municípios, que vão receber a vacina assim que o estado tiver acesso às doses. Elas vão ser ofertadas em 1103 postos de vacinação distribuídos pelo estado.