5.000 profissionais de saúde de Teresina receberão a vacina
A campanha de vacinação contra a covid-19 em Teresina começou hoje (19) no Hospital da Primavera, Zona Norte da cidade. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) antecipou a ação que, originalmente, aconteceria na quarta-feira (20). O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informou que todos os servidores, e não só os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid serão vacinados.
Cinco profissionais de Saúde que atuam diretamente no combate á Covid-19, no Hospital da Primavera foram vacinados; a médica Janaína Sâmia; o enfermeiro Clebson Ferreira; o agente de portaria Diego Vanderson e os técnicos em enfermagem Danilo Araújo e Geociane de Assis.
O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, presente na solenidade, fez um apelo para as pessoas que ainda não confiam na vacina: “É uma vacina segura. Eu recomendo como prefeito da cidade de Teresina que todos que puderem se vacinar, se vacinem”.
De acordo com a FMS, as doses da CoronaVac recebidas serão aplicadas em profissionais de Saúde da rede pública e privada que trabalham na linha de frente contra a covid-19, O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, falou sobre a decisão: “Essa é a expectativa, que todos os hospitais cadastrem seus servidores que trabalham exclusivamente na área covid”.
Ainda de acordo com ele, 5.000 profissionais de saúde de Teresina receberão a vacina. Os idosos que estão em abrigos, deficientes e profissionais de instituições de longa permanência (asilos) também serão imunizados.
A médica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, falou sobre a politização da vacina: “Quem quer acreditar em tudo que falam para você, acredite. Eu acredito na ciência e estudo a ciência. Eu leio bastante e venho acompanhando tudo que tem sido feito no mundo sobre o assunto. Então, não tem porque duvidar”.