Leitos em Teresina, tanto dos hospitais municipais, quanto dos estaduais, estão quase que totalmente ocupados
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, afirmou que os leitos clínicos e de UTI tiveram aumento na taxa de ocupação dos leitos. Três hospitais de Teresina estão com 100% de ocupação das UTIs. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que nos hospitais estaduais em Teresina tem cerca de 73% dos leitos ocupados e o Hospital Universitário (HU) da UFPI está com 95% de ocupação.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) ressaltou que dos 174 leitos disponíveis, 126 estão sendo utilizados atualmente. Uma taxa de ocupação elevada. A taxa de ocupação dos leitos de UTI em Teresina é de 72,4%. O mesmo acontece no Hospital Universitário, da UFPI. Dos 20 leitos, 19 estão ocupados, uma taxa de 95%.
“O HUT tem 18 leitos de UTI Covid e estão todos ocupados. O Hospital do Monte Castelo tem 20 leitos de UTI Covid e 17 estão ocupados. O Hospital Getúlio Vargas com seus 15 leitos, também ocupados. O Hospital Natan Portela com seus 27 leitos também ocupados. A situação no serviço público de leitos de UTI já está se exaurindo. Está chegando ao seu limite. A população precisa ajudar”, comentou o presidente da FMS.
Gilberto Albuquerque disse que a FMS trabalha para ter leitos clínicos e de UTI para atender demanda. Ele apelou para que a população ajude com as medidas de prevenção. “A população pode nos ajudar. Se fizer o isolamento ou distanciamento. Usar máscara. Fazer a higiene das mãos. Evitar aglomerações. Então teremos melhores condições de atender, adequadamente”, comentou.
“Os casos de Covid tem aumentado nas últimas semanas. A perspectiva é que suba muito na última semana de fevereiro e início de março. Nossa estrutura está organizada para a gente absorver esses pacientes”, finalizou o presidente da FMS.