De acordo com o médico, o papel das frutas cítricas, líquidos e água, é muito importante na prevenção da condição
Popularmente chamado de “pedra nos rins”, o cálculo renal é uma massa sólida formada por pequenos cristais que podem ser encontrados tanto nos rins quanto em qualquer outro órgão do trato urinário.
O urologista Hamilton Mourão, em entrevista à Teresina FM, falou sobre a doença e suas prevenções.
De acordo com ele, a composição do cálculo é muito diversa. Porém, em sua maioria é formada por 80% de cálcio. É uma condição mais frequente em homens, adultos e jovens de 20 a 35 anos. Cerca de 10 a 15 por cento da população brasileira é acometida pelo problema.
De acordo com o médico, o papel das frutas cítricas, líquidos e água, é muito importante na prevenção da condição. “O grande protetor do rim é a água.” A ausência da água é mais prejudicial do que o excesso.
Além disso, é importante reduzir o consumo de sal, tanto o de cozinha quanto o que está presente em produtos industrializados. Diminuir também o número de proteínas animais, principalmente carnes não brancas, miúdos e mariscos: “Não quer dizer que você vai deixar de comer essas coisas, mas pode reduzir o consumo.”
Segundo Hamilton, a posição do cálculo vai dizer a melhor forma de tratamento, cirúrgico ou clínico. O doutor lembra que o tratamento cirúrgico não é o padrão. A abordagem clínica, como por meio de medicamentos e acompanhamento, é a mais comum.