25/11/2024

Saúde

Período chuvoso acende alerta para casos de leptospirose bovina

É durante esse período que o risco de contaminação aumenta

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 16/02/2021, 10:46

O presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CNSPV/CFMV), Nélio Batista de Morais, fez um alerta aos produtores rurais sobre a precaução da proliferação de doenças como leptospirose nesse período chuvoso. É durante esse período que o risco de contaminação aumenta, podendo comprometer a produção de bovinos.

“Normalmente as enxurradas desalojam os roedores de seus habitats, fazendo com que por onde passem disseminem sua urina com a bactéria da leptospira, tanto o homem como os animais entrando em contato com essa água estagnada há a penetração da bactéria, causando danos preocupantes nos tecidos hepáticos, no fígado, e no tecido renal, nos rins, podendo levar inclusive a morte”, declarou Nélio Morais.

Gado sendo vacinado (Foto: Reprodução)

Roedores, como o rato, são os principais agentes transmissores da leptospirose. No entanto, ela pode ocorrer ainda por meios dos próprios bovinos.

“Através da cópula, os animais que não estão protegidos, serão acometidos nos  casos de vacas prenhas, (elas) vão ter abortos no terço final da gestação, vão ter retenção da placenta”, afirmou.

Para diminuir esses riscos, o diretor afirma que “a vacinação dos animais, o controle dos roedores, e a higiene dos currais são pontos estratégicos”.

 

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM