Dias quer trazer imunizantes para os piauienses e também para todos os brasileiros
O governador do Piauí, Wellington Dias, visitou, nesta terça-feira (02), a fábrica da União Química, indústria responsável pela fabricação da vacina contra a Covid-19, Sputnik V, no Brasil. O compromisso teve a presença de representantes do Ministério da Saúde, Colégio de Procuradores, Câmara e Senado. Wellington, é Coordenador da temática vacina do Fórum Nacional de Governadores, e tem como objetivo trazer os imunizantes para o Piauí e para outros estados.
De acordo com o governador, a fábrica se comprometeu a entregar a documentação para autorização definitiva do imunizante, ainda nesta semana. “Foi feita a entrega do pedido de autorização emergencial para uso da Sputinik no Brasil no dia 15 de janeiro e como foi suspenso, eles apresentaram relatório com um conjunto de medidas e informações e esperam, nesta semana, concluir esta parte documental”, explica.
Wellington ressalta que respeita as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O Governo Federal comprou 10 milhões de doses da vacina Sputinik, há a confirmação do Fundo Soberano Russo, que fez o contrato com a União Química e estas vacinas estão incluídas no cronograma de entrega para o Brasil nos meses de março e abril. Essas doses serão muito importante para completar a quantidade necessária para imunizar o grupo de maior risco”, declarou.
Segundo Dias, a entrega da documentação, com pedido de autorização para fase 3, iniciada no dia 29 dezembro no Brasil, já foi concluída, e agora estão sendo investigadas a segurança e eficácia dessa fase, que são pontos essenciais para autorização definitiva.
O representante do Ministério da Saúde, Airton Cascável, garantiu que toda vacina pronta autorizada pela Anvisa e disponível para entrega ao Brasil, vai ser comprada pelo ministério por meio do Plano Nacional de Imunização.
Com informações da Ccom