Alguns profissionais de saúde podem ter recebido as doses antes do período correto
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, disse ao jornalista Felipe Reis que a partir de amanhã, terça-feira, que novas doses da vacina contra a Covid-19 serão aplicadas em Teresina.
Vão poder tomar a segunda dose pessoas com ou acima de 90 anos de idade. No total estarão disponíveis 2.600 doses da vacina. A FMS está trabalhando com quatro grupos de risco neste início da vacinação, que continua por etapa na capital.
Gilberto Albuquerque foi questionado se há irregularidades na aplicação da vacina em Teresina. O gestor afirmou que na rede municipal de saúde, não. Ele também não confirmou irregularidades na rede privada, porém ressaltou que existe uma investigação do Ministério Público do Estado sobre pessoas que trabalham em hospitais e que supostamente receberam as doses sem estarem em contato com pacientes do grupo de risco, mas isso é algo que ainda pode ou não ser verdade.
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) também está coordenando a aplicação das doses no interior do Estado. A reportagem procurou ouvir alguns representantes do órgão para esclarecer como estão os trabalhos nos hospitais públicos de cada município.
A assessoria de imprensa da Sesapi foi procurada para informar como está a aplicação das doses no Piauí e se há algum problema de irregularidade com aplicação da vacina e se existe algum fato investigado pela justiça ou que esteja sendo avaliado pelo Governo. Foi informado pela assessoria de imprensa que qualquer tipo de denúncia são de responsabilidade das secretarias de cada município do Piauí.
Por Felipe Reis