O anuncio foi feito nesta sexta-feira (12)
A prefeitura de Teresina anunciou a compra de 100 vacinas da empresa Sinovac, que produz a Corovanac. O prefeito da capital fez o anúncio durante reunião, ao lado do vice-prefeito, Robert Rios, e do secretário de Governo, Adolfo Nunes, nesta sexta-feira (12). O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, também esteve presente.
“Já estamos em contato com gente da China, com pessoas que têm um conhecimento maior desse movimento de compra e venda, para que nós, o mais rápido possível, tenhamos a vacina na cidade de Teresina.”, declarou o prefeito.
As doses devem custar aproximadamente R$ 20 milhões. Ainda não foi definido de onde vai sair o dinheiro, mas uma das ideias é tirar da reserva do Instituto de Previdência Social ( IPMT). Pessoa afirmou que também já pediu ao secretariado uma contenção de gastos através da concessão voluntária de parte dos salários.
O governador Wellington Dias (PT) aceitou proposta de Doutor Pessoa de compra compartilhada da vacina contra o coronavírus. O executivo estadual se comprometeu a adquirir mais 100 unidades.
O secretário de governo, Osmar Júnior, disse que o governador “acha que todos os esforços no sentido de adquirir vacinas são importantes”. Osmar pontua que essa atitude é importante, ainda mais quando o Ministério da Saúde, responsável pelo plano nacional de imunização, não está conseguindo atender a demanda imposta pela pandemia.
Na oportunidade o prefeito de Teresina também garantiu que não vai seguir o possível decreto de lockdown total, a ser anunciado pelo governo do Estado ainda esta semana.
Doutor Pessoa reitera que está pensando apenas em medidas restritivas, e explica que o uso de máscaras e o distanciamento social precisa ser intensificado.
Por Wanderson Camêlo e Lilian Oliveira