A logística para o envio foi realizada pelo 25º Batalhão de Caçadores
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em parceria com o Exército do Piauí enviou, neste domingo (21), 60 cilindros de oxigênio para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. O objetivo é abastecer a cidade com oxigênio, que está escasso nos hospitais da região.
O esforço envolve o 25º Batalhão de Caçadores (25 BC) e o 2º Batalhão de Engenharia e Construção (2º BEC). A operação deve durar 30 dias, em sistema de rodízio entre os dois batalhões. De acordo com a Sesapi, o Heda está com 100% dos seus leitos clínicos e de UTI ocupados.
O secretário de Saúde, Florentino Neto, afirmou que esse reforço significa muito para a vida das pessoas que estão internadas no HEDA. “Estávamos com abastecimento em dias, porém, devido a alta demanda e a impossibilidade do nosso fornecedor de mandar a tempo, tivemos essa preocupação de conseguir uma logística de transporte para que não houvesse atraso no abastecimento”, explica o gestor.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, declarou em entrevista a Teresina FM, nesta segunda-feira (22), que os insumos, medicamentos e oxigênio existentes nos hospitais do Piauí duram no máximo 15 dias. De acordo com informações, o Ministério da Saúde bloqueou todos os fabricantes e o material só pode ser dispensado para o próprio ministério distribuir para estados e municípios.
Segundo o presidente, a maior prioridade são os pacientes mais graves e com comorbidades mais severas, além dos mais idosos e obesos.
Matéria relacionada:
Estoque de medicamentos e oxigênio duram só 15 dias