O objetivo é desafogar as UPAs do município, levando para as UBS os procedimentos mais simples voltados às pessoas com menos risco
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou, nesta segunda-feira (22) que vai implantar o sistema de leitos-dia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19. O objetivo da decisão é desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, levando os casos mais leves da doença para as UBS.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que no leito-dia os pacientes poderão receber seus medicamentos e voltar para casa. “As UPAs terão sua classificação de risco intensificadas, então aqueles pacientes classificados como verde, que são aqueles com risco bem menor, serão encaminhados para serem atendidos na UBS Covid mais próxima do paciente”, disse o presidente.
A modificação aconteceu após ser constatado que um terço dos pacientes que procuram as UPAs são aqueles que apresentam casos mais leves. “Desta forma, vamos facilitar para que as UPAs fiquem encarregadas dos atendimento aos casos mais graves, desafogando o serviço”, pontua Gilberto.
Com informações da FMS