Os casos e óbitos estão aumentando e a ocupação é muito alta em todos os estados”, informou Etienne
A OMS (Organização Mundial de Saúde) está acompanhando com preocupação o desenvolvimento da pandemia no Brasil. Para Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), o braça do órgão na América, a situação crítica aqui não é ruim só para o país como tem afetado diretamente a situação dos vizinhos.
Em coletiva virtual nesta terça (23), Carissa Etienne, diretora da OPAS, relatou que países como Venezuela e Peru têm visto situações mais agravantes em regiões nas fronteiriças com o Brasil e outras regiões do continente apresentam quadros melhores enquanto a América do Sul segue piorando.
“Infelizmente, a terrível situação do Brasil também está afetando os países vizinhos. Caso das regiões de fronteira da Venezuela, Bolívar e Amazonas. Um aumento dos casos foi detectado em Pando, na Bolívia, e leitos continuam com taxa muito alta em Loreto, no Peru”, disse Carissa Etienne, diretora da OPAS.
No Paraguai a maioria dos leitos de UTI [unidade de tratamento intensivo] está ocupada e o Uruguai notificou mais de mil casos por dia várias vezes na última semana. Carissa Etienne, diretora da OPAS Uma das causas? A transmissão descontrolada no Brasil. “O vírus continua crescendo perigosamente em todas as regiões do Brasil. Os casos e óbitos estão aumentando e a ocupação é muito alta em todos os estados”, informou Etie.
Fonte: UOL