Esse foi um dos assuntos re reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) Científico
O Governo do Piauí vai intensificar a Busca Ativa em 50 municípios do estado com maior transmissibilidade e incidência de óbitos da Covid-19. A decisão foi tomada nesta terça-feira (13) em uma reunião entre o governador Wellington Dias (PT) e o Comitê de Operações Emergenciais (COE) Científico.
“Temos um grupo de trabalho com pessoas preparadas e que estão no dia a dia atuando no enfrentamento à Covid-19 e também de outras doenças. Vamos apoiar esses municípios de modo ainda mais forte, com as equipes da Estratégia Saúde da Família atuando com o Busca Ativa na prevenção e garantindo exames, testes e estrutura para o isolamento”, disse o governador.
De acordo com Wellington, além de intensificar o Busca Ativa, o governo vai tratar, em agenda com a Organização Mundial da Saúde (ONU), sobre vacinação: “Nossa orientação é de que a partir de agora a CoronaVac seja utilizada para a segunda dose e a AstraZeneca para a primeira. O objetivo é completar a imunização e salvar vidas”.
O Busca ativa é um programa emergencial criado pelo Governo do Estado, que constitui, em cooperação com os municípios, equipes para promover o rastreamento de pessoas infectadas pela Covid-19.