Homens possuem mais sequelas
Covid-19 deixa sequelas como deficiência de testosterona e alterações de fertilidade em homens. As informações foram dadas por Giuliano Aita, médico urologista, em entrevista ao Jornal Teresina 1° edição, na manhã desta sexta-feira (21).
Segundo o especialista, os homens são os mais acometidos com as sequelas, porque eles se expõem mais, apresentam mais comorbidades, e a infecção por covid-19 se dá através de um receptor que está altamente presente no organismo masculino.
Ainda de acordo com o médico, as sequelas se evidenciam principalmente na função dos testículos, “porque os testículos tem um receptor que é um alvo do coronavírus. Então alguns homens já estão se apresentando com deficiência de testosterona e com alterações com fertilidade na fase tardia da infecção por Covid-19”.
Para aqueles homens que já foram infectados a recomendação é que observem qualquer manifestação clínica na região genital ou na esfera sexual. Ajuda especializada deve ser buscada caso se apresente alguma anormalidade.
O urologista informa que as sequelas por Covid-19 podem persistir por um tempo, mas que são reversíveis.