Maranhão e Ceará já possuem a nova variante da indiana
A Secretaria do Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta última terça-feira (25) que somente o exame RT/PCR é capaz de detectar variantes do coronavírus de forma instantânea. No Piauí as variantes P1, P2 e N9 já estão presentes. A nova variante indiana ainda não foi detectada.
O Exame RT/PCR colhe amostra de secreções respiratórias do paciente e depois tenta identificar a presença do vírus. Aqui busca-se a presença do material genético do vírus, caso haja evidências de sua existência, é confirmado que a pessoa está infectada.
Para conseguir estudar a presença de novas variantes é preciso estudar o vírus e a sua estrutura. E para isso os pesquisadores realizam um sequenciamento genético dos genomas do novo coronavírus e mapeiam o surgimento de mutações.
Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, alerta: “Mesmo não tendo essa indiana circulando no Piauí, os cuidados necessários para evitar a transmissão do vírus devem ser mantidos. Com isso, a Sesapi intensificou as barreiras sanitárias, que orientam a população, e caso positivo nos testes rápidos, procure um hospital e faça a coleta para a realização do RT/PCR”.