Com decreto, prefeitos poderão contratar em condição emergencial e também dispensar as licitações
Pelo menos 50 municípios solicitaram da Assembleia Legislativa o reconhecimento do decreto de calamidade pública por conta da Covid-19. A análise dos processos será na próxima semana. A calamidade é a situação anormal e que provoque prejuízos que comprometam a ação do poder público.
Em junho do ano passado a Assembleia aprovou 58 decretos de emergência de várias cidades, pela dificuldade das administrações municipais no enfrentamento à pandemia.
Os prefeitos estão seguindo uma orientação da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) por conta da fragilidade das finanças municípios. Eles relatam os impactos negativos da pandemia, como o aumento nos gastos público com saúde e assistência social. Com o reconhecimento dos decretos, esses prefeitos teriam mais liberdade para administrar e, inclusive dispensar processos de licitação fazendo compras em nome da situação de emergência ou calamidade.
Os prefeitos têm justificado o pedido de calamidade alegando a necessidade de ampliar medidas para combater o coronavírus, adquirir insumos, equipamentos de proteção individual e contratar pessoal para ações específicas para dar assistência à população.