O trabalho precisa ter sentido em primeiro lugar para que ele seja saudável, diz terapeuta
Em entrevista ao JT1 da Teresina FM 91,9, nesta quinta-feira (12) a terapeuta Stephanie Sena, falou a respeito de saúde mental no ambiente de trabalho. Na ocasião ela destacou síndrome de Boreout que é quando o tédio no trabalho afeta a saúde mental, e síndrome de Burnout que ocasiona distúrbios emocionais por excesso de trabalho.
De acordo com a terapeuta, o ambiente de trabalho precisa ter um nível de estresse para te desafiar, mas não pode ser elevado. Um cargo profissional pode ser desafiante para o desenvolvimento, e não pode ser entediante, porque assim a pessoa não desenvolve um senso de responsabilidade.
“É importante ter equilíbrio, ter habilidades compatíveis com o que você pode fazer […] E dá valor às férias, que é um período de reenergização”, destaca Stephanie.
A entrevistada ao pontuar sua participação diz que a melhor maneira dos patrões oferecerem um local de trabalho saudável é investirem em um RH (Recursos Humanos) estratégico, já que as duas síndromes são contra a lucratividade.