As mulheres que se enquadram nesta situação podem procurar os postos de saúde e solicitar a Intercambialidade de sua segunda dose
De acordo com Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), as mulheres piauienses gravidas ou no puerpério (até 45 dias pós-parto), que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca, poderão tomar a segunda dose com vacinas da Pfizer ou Coronavac. A Câmara Técnica do Ministério da Saúde autorizou a intercambialidade de doses de vacinas contra Covid-19.
As mulheres que se enquadram nesta situação podem procurar os postos de saúde e solicitar a Intercambialidade de sua segunda dose. A Sesapi ressaltou que é importante que as gestantes e puérperas conversem com os médicos antes de tomarem os seus imunizantes.
Em maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão da vacinação de grávidas com a vacina Astrazeneca/Fiocruz, como medida de precaução, depois da morte de uma gestante de 23 anos. “A medida veio após uma suspeita de evento adverso grave de acidente vascular cerebral hemorrágico ocorrido e que resultou em óbito fetal e da gestante”, informou a Anvisa.
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Ministério da Saúde.