Os imunizantes que vão chegar ao estado são da CoronaVac e Pfizer
Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 vai chegar ao Piauí, na tarde desta sexta-feira (20), anunciou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. O desembarque das doses está previsto para acontecer às 15h30, no aeroporto de Teresina, Petrônio Portella. As 126.390 doses foram enviadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).
Das doses que vão chegar ao estado, 71.400 doses são da CoronaVac/Butantan e 54.990 da vacina Pfizer/BioNTech.
“Essas vacinas vão reforçar nossa campanha de vacinação, que segue avançando. Com a ajuda de todos vamos conseguir vencer esta pandemia, além dos cuidados higiênicos sanitários, é a imunização”, lembra o gestor, Florentino Neto.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Imunização Covid-19, vai distribuir as vacinas aos municípios de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB). Sendo 50% das vacinas para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para grupos estabelecidos no PNI e 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.
Até às 09h30, desta sexta-feira, o Piauí já estava com mais de 20% de sua população com seu ciclo vacinal completo, seja porque tomaram as duas doses ou as vacinas de dose única. E quase 50% do povo piauiense já tomou a primeira dose de um dos imunizantes.
“Temos reforçado com a população a importância de completar o esquema vacinal contra a Covid-19. Então, se você já tomou a primeira dose, fique atento ao prazo para a segunda dose e não deixe de se vacinar quando for a sua hora”, ressaltou o secretário estadual de Saúde.