A FMS alerta para que as pessoas continuem com os cuidados em relação a Covid-19
Teresina registrou um aumento de 34% no número de casos confirmados de Covid-19, na 34ª Semana Epidemiológica (22 a 28 de agosto). Os dados são do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
De acordo com o levantamento, houve aumento de 116% na solicitação por testes RT-PCR na capital. O COE observou também um crescimento expressivo na positividade de testes, saindo de 11% para 23%. Além disso, foi registrado um crescimento, nos últimos sete dias, de 17% nas internações pela doença em Teresina. Conforme a pasta, o RO, índice que mede a transmissibilidade do vírus da covid-19, ultrapassou 1.
O infectologista e coordenador médico do COE da FMS Teresina, Walfrido Salmito, explicou sobre a análise dessa última semana. “A gente se preocupa com esses dados de aumento porque vinha em decréscimo nas últimas doze semanas. Pode ser reflexo de várias situações, mas a gente acredita, especialmente, que seja relacionado ao comportamento das pessoas em não cumprirem rigorosamente os protocolos de segurança”, analisou.
Em entrevista ao JT2, nesta segunda-feira (30), o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, afirmou que a Covid não acabou, mas a população parece que perdeu o medo da doença. “Não podem relaxar como estão fazendo. Isso é perigoso”, advertiu o médico alertando para novos casos da doença.
Outra preocupação é a variante Delta. “Temos que ter cuidado. Nessa variante o vírus é mais forte. Já não basta apenas a vacina, apesar da população vacinada, tem gente se contaminando e alguns indo para a UTI. Todo cuidado é pouco”, finalizou Gilberto.
Veja mais:
“Covid não acabou e aglomeração é um perigo”, advertiu a FMS