No total, 19 unidades básicas estarão abertas ao público; evento contará com presença do ministro da Saúde
O município de Teresina foi escolhido pelo Ministério da Saúde para sediar o dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, marcado para este sábado (16), que ocorrerá em todo o país. Ao todo, 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão disponíveis para receber crianças e adolescentes menores de 15 anos que necessitam atualizar sua caderneta de vacinação.
A abertura do evento será às 8h na UBS Leônidas Antônio Deolindo, no bairro Saci, zona Sul da capital, e contará com a presença do ministro da Saúde Marcelo Queiroga. O gestor voltará ao Piauí pouco mais de uma semana após visitar as obras do Centro Materno Infantil e comparecer à entrega de equipamentos ao Hospital Universitário, na última sexta-feira (8).
Iniciada em 1º de outubro, a Campanha de Multivacinação tem por objetivo regularizar a situação vacinal de crianças e adolescentes. Para tal, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) oferece vacinas do esquema de rotina a fim de atender à população não imunizada ou com coberturas incompletas.
Ayla Calixto, técnica da Diretoria de Atenção Básica da FMS, convoca os membros do público-alvo a comparecer às unidades básicas e lembra sobre a necessidade do cartão de vacinação. “Como cada vacina possui sua peculiaridade, o profissional de saúde saberá qual vacina administrar se tiver em mãos o cartão dos pacientes”, esclarece.
A estratégia de multivacinação foi adotada em 2012 e é realizada anualmente, em um período determinado e curto espaço de tempo. As recomendações são elaboradas a partir de estudos que demonstram como uma vacina pode proporcionar o máximo de eficácia e proteção contra as doenças imunopreveníveis.
Doses administradas em intervalos inoportunos ou com número de doses insuficientes podem prejudicar o objetivo do programa de vacinação, uma vez que a proteção individual e coletiva passa a não ser alcançada.
“Assim, doenças que foram erradicadas podem retornar ou mesmo apresentar mudanças no seu comportamento epidemiológico, passando a acometer também adolescentes e jovens adultos”, ressalta o presidente da FMS Gilberto Albuquerque.
– BCG;
– Hepatite B;
– Pentavalente;
– Pólio inativada;
– Pólio oral;
– Rotavírus;
– Pneumocócica 10 (Valente);
– Meningocócica C;
– Febre amarela;
– Tríplice viral;
– DTP;
– Hepatite A;
– Varicela.
– Hepatite B;
– Febre amarela;
– Tríplice viral;
– Difteria e tétano adulto;
– Meningocócia ACWY;
– HPV quadrivalente.
Zona Sul
1. UBS Leônidas Antônio Deolindo (Saci);
2. UBS Maria De Jesus Carvalho (Porto Alegre);
3. UBS Cristo Rei;
4. UBS Dr. Francílio Ribeiro De Almeida (Angelim).
Zona Norte
1. UBS Cecy Fortes;
2. UBS Santa Maria da Codipi;
3. UBS Buenos Aires;
4. UBS Dr. Marcos Guedes (Nova Teresina);
5. UBS Dr. Antônio Noronha/Parque Brasil.
Zona Leste
1. UBS Vila Bandeirante;
2. UBS Dr. Américo De Melo Castelo Branco (Sta. Isabel);
3. UBS Piçarreira;
4. UBS Maria Dulce Da Cunha Sena (São João);
5. UBS Mama Mia.
Zona Sudeste
1. UBS N. Senhora Da Guia;
2. UBS Pe. Mário Roche (P. Esperança);
3. UBS Alto Da Ressurreição;
4. UBS Dr. Reginaldo M. Castro (Renascença);
5. UBS Dr. Helvídio Ferraz (Todos os Santos).