27/11/2024

Saúde

Gerente de Zoonoses da FMS convoca donos de cães e gatos para 2ª fase da vacinação antirrábica

Gestor também defende a castração de animais de rua como política de redução populacional

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 04/11/2021, 09:25

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou, no último sábado (30), a primeira fase da vacinação antirrábica nas zonas Norte e Leste de Teresina. Segundo dados do órgão, a cobertura vacinal alcançou o índice de 99,72%, com um total de 50.460 cães e 22.004 gatos imunizados contra a doença. No próximo sábado (6), a campanha adentra sua segunda fase e atenderá os animais das zonas Sul e Sudeste.

O gerente de Zoonoses do órgão, Paulo Marques, reforçou o pedido aos cidadãos que levem seus animais domésticos aos postos de vacinação. “Queremos imunizar 100% da população da capital a fim de que nenhum outro caso seja diagnosticado em cães e gatos e, consequentemente, em humanos”, destacou em entrevista ao JT1 da Teresina FM.

Representante da FMS orienta sobre vacinação e destaca ações do Centro de Zoonoses (Foto: Teresina FM)

Sobre a letalidade da doença, Marques explicou que a variante canina é a mais agressiva. O gestor lembrou que Teresina registrou apenas um único caso de raiva em 27 anos, após uma cadela infectada ter arranhado sua dona e a residência de ambas sido submetida ao protocolo de bloqueio da FMS, neste mês de outubro. Enquanto o animal veio a falecer, a mulher foi conduzida ao Hospital da Primavera, onde recebeu vacina, soro e os demais cuidados necessários.

Em seguida, comentando a respeito do aumento da população de animais de rua na capital do Piauí, ressaltou que as medidas atuais diferem das adotadas antigamente, quando os animais eram recolhidos e levados aos centros de zoonoses para serem sacrificados. “A castração é a forma mais eficiente e rápida para diminuir a quantidade nas ruas. Temos um convênio com a Universidade Federal para realizar o procedimento no Hospital Universitário (HU) de forma gratuita, o qual pretendemos retomar em breve”, enfatizou.

Ainda sobre a castração, o gerente de Zoonoses elencou dois projetos da vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriota): o Castra Móvel, um veículo que transitaria pela cidade a fim de atender aos cães e gatos nos próprios bairros, e a Clínica Veterinária de Teresina, cuja construção recebeu recursos da Secretaria da Fazenda e também ofertará o procedimento aos animais de rua.

Marques salientou que, embora muitas pessoas guardem o costume de alimentar os animais nas ruas, tal prática não é a mais adequada, uma vez que proporciona o aumento da população em condições geralmente precárias. “Tratar bem um animal não consiste apenas em alimentá-lo; é preciso cuidar de sua saúde e direcioná-lo a alguma instituição especializada ou mesmo a um novo lar”, pontuou o representante da FMS, que também defende a castração em massa como política a ser incentivada pelos gestores públicos.

Ao final, o entrevistado lembrou mais uma vez a respeito da segunda fase da vacinação antirrábica, que ocorrerá em mais de 130 postos de vacinação nas zonas Sul e Sudeste de Teresina neste final de semana. Confira aqui a lista completa disponibilizada pela FMS.

Matérias relacionadas:

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM