Essa dose era recomendada apenas para os profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos
O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta terça-feira (16) que todos com mais de 18 anos poderão receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A novidade foi anunciada durante o lançamento da nova campanha de vacinação do governo federal, que foca na aplicação das doses de reforço e no público que ainda não recebeu a segunda dose.
#MegaVacinação Além de incentivar a vacinação dos que ainda não tomaram a segunda dose, a campanha também traz novidades: agora, TODA A POPULAÇÃO ACIMA DE 18 ANOS que tenha concluído a imunização há 5 meses já pode tomar a dose de reforço 💉😃 pic.twitter.com/ryyRSjwZud
— Ministério da Saúde (@minsaude) November 16, 2021
De acordo com a pasta, a partir de agora, também muda o intervalo para aplicação da dose de reforço, reduzindo de seis para cinco meses após a conclusão do ciclo vacinal. A recomendação vale para todos os imunizantes usados na campanha.
A decisão é baseada em pesquisas científicas que apontam uma queda na resposta imune, principalmente, a partir do quinto mês após a dose dois. Essa dose era recomendada apenas para os profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos. Desse público, cerca de 11 milhões de brasileiros já tomaram o reforço.
O secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, anunciou que o Piauí pode iniciar a vacinação com a terceira dose em indivíduos acima de 18 anos de idade na próxima segunda-feira (22). O anúncio foi feito após a decisão do Ministério da Saúde de liberar a terceira dose de reforço para pessoas acima de 18 anos em todo o país.
Segundo ele, a Sesapi vai utilizar as doses de imunizantes em estoque, suficientes para dar início à aplicação da terceira dose.