Reedição de documento seria motivada pela lotação de leitos de UTI Covid em várias cidades do estado
O Governo do Estado analisa juntamente ao Comitê de Operações Emergenciais (COE) a possibilidade de reeditar os decretos de medidas restritivas por conta do avanço dos casos de Covid-19 na capital e no interior. Os leitos de UTI Covid estão lotados nos hospitais regionais das principais cidades como Floriano, Oeiras e Picos, e com uma lotação média em cidades como São Raimundo Nonato, Piripiri e Teresina.
Em São Raimundo Nonato houve a desmobilização de leitos de UTI. O município chegou a contar com 25 leitos e hoje não possui mais nenhum. Já Floriano chegou a ter 25 e hoje conta com apenas dez. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está vigilante para reabrir os leitos no caso de procura em determinadas regiões.
Para conter esse avanço devem ser revistos os protocolos sanitários e a campanha de vacinação, intensificada. Os protocolos não mudaram, mas foram flexibilizados, afrouxados e devem ser obedecidos para não haver aumentos nos índices de contaminação.
As UTIs estão com cerca de 46% de ocupação no Estado todo, bem como 69% dos leitos clínicos. Enquanto isso, a vacinação contra a Covid ainda não chegou a 55% da população piauiense.
“Estamos acompanhando todos os números; o secretário é sensível à essa taxa de ocupação. O COE está vigilante para, caso ocorra fila de espera no complexo regulador por leitos de UTI, cumprir a obrigação de abri-los para atender os pacientes com Covid”, destacou o superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, falando sobre a situação de lotação dos hospitais.