26/11/2024

Saúde

Fevereiro Roxo: Psicóloga aponta fatores de risco do Alzheimer e indica formas de prevenção

Profissional alerta ainda para a importância do acompanhamento psicológico e o auxílio dispensado pelos familiares-cuidadores

Compartilhe agora

Publicado por: FM No Tempo 23/02/2022, 10:03

A campanha Fevereiro Roxo busca conscientizar sobre três doenças crônicas e incuráveis: lúpus, fibromialgia, e mal de Alzheimer. O objetivo é chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, que permite aos pacientes um melhor controle desses quadros e uma rotina com mais qualidade de vida.

De acordo com a psicóloga Catharine Muller, a principal característica do Alzheimer é a perda de memória recente. “Trata-se de pequenos esquecimentos do dia a dia, que se agravam pois infelizmente não têm cura. Vão ficando frequentes e irreversíveis”, explicou em entrevista ao JT1 da Teresina FM nesta quarta-feira (23).

Foto: Teresina FM

A profissional apontou alguns fatores que podem influenciar no desenvolvimento da doença: tabagismo, obesidade, diabetes, hipertensão, baixa escolaridade, deficiência auditiva e depressão. Do mesmo modo, indicou formas de prevenção, que incluem atividades físicas e boa alimentação.

“O isolamento social é outra frequente causa de Alzheimer; por isso relações interpessoais saudáveis são cruciais para o tratamento desse mal. Não se pode excluir tais indivíduos do convívio comum”, alertou.

Nesse sentido, destacou também a importância dos cuidadores, que devem ser tão bem assistidos quanto seus pacientes. Para Catharine, eles precisam compreender que o Alzheimer é uma questão de saúde, e não algo provocado propositalmente. Devem contar ainda com o auxílio de uma equipe multidisciplinar, composta por neurologista, fonoaudiólogo, geriatra e fisioterapeuta.

Por fim, a entrevistada reforçou o acompanhamento por um psicólogo ou psiquiatra, incentivado pelos familiares do paciente. “A família é uma rede de apoio essencial. A doença não pode ser encarada como ‘frescura’ ou drama, mas uma condição que deve suscitar o acolhimento por parte daqueles ao redor”, concluiu.

A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) oferece grupos de apoio on-line para familiares-cuidadores. Acesse o site da entidade e saiba mais.

Compartilhe agora
Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM