Segundo a pasta, indivíduo que faleceu em decorrência da doença residia em Teresina
O Piauí registrou a primeira morte causada pela dengue em 2022, aponta o 8º Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgado na última segunda-feira (7). De acordo com a pasta, o indivíduo que contraiu a doença e faleceu em decorrência dela residia em Teresina.
Em 2021, não houve nenhum óbito registrado no estado. Além disso, apenas 34 municípios apresentaram notificação, totalizando 191 casos confirmados; neste ano, contudo, os números explodiram: 56 cidades contam com 594 casos até então.
Ainda segundo o relatório da Sesapi, os cinco municípios com maior incidência por 100 mil habitantes são Curimatá (126 casos prováveis), São Pedro (95 casos), Avelino Lopes (50 casos), Agricolândia (18 casos) e Antônio Almeida (11 casos).
No ano passado, até a 8ª semana epidemiológica, 190 municípios (84,8% do total) não notificaram casos suspeitos de dengue. Em 2022, no mesmo período, verificou-se uma redução para 176 cidades sem notificação (78,6%).
Dentre as ações de controle vetorial em andamento no Piauí, a secretaria listou o tratamento focal em todos os 224 municípios, levantamento de índice nas localidades rurais, ações de mobilização social, bloqueio de casos suspeitos notificados e pesquisas entomológicas.
Confira a íntegra do boletim no site da Sesapi.