Os teresinenses estão liberados do uso obrigatória do item em locais abertos
A Prefeitura de Teresina flexibilizou as medidas restritivas contra a Covid-19 na capital. Nesta segunda-feira (14), o uso de máscaras em espaços abertos em Teresina se tornou opcional. No entanto, a obrigatoriedade permanece para locais fechados, transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiros.
O Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), através de nota, reiterou que a não obrigatoriedade da utilização de máscaras não reduz a importância do uso desse item como medida de proteção a Covid-19 ou outros vírus de transmissão respiratória.
“Aqueles que assim desejarem poderão continuar utilizando a proteção e o uso de máscaras continua sendo recomendado para pacientes idosos, imunossuprimidos, portadores de doenças crônicas e/ou degenerativas e outras comorbidades”, diz trecho da nota.
Em boletim divulgado na sexta -feira (11), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chamou a atenção para a necessidade do avanço na vacinação e para o relaxamento prematuro das medidas protetivas diante do cenário atual.
“Flexibilizar medidas como o distanciamento físico ou o abandono do uso de máscaras de forma irrestrita colabora para um possível aumento de casos, internações e óbitos, e não nos protege de uma nova onda”, afirmaram os pesquisadores
De acordo com a instituição, as próximas semanas serão importantes para compreender como serão os novos cenários da Covid-19 em relação ao controle na dinâmica de transmissão.