Obrigatoriedade permanece para cidadãos que apresentarem sintomas, testes positivos ou contato com infectados pela Covid
O uso de máscaras em espaços fechados em Teresina será opcional a partir desta segunda-feira (28). A medida adotada pela Prefeitura está prevista no decreto nº 22.200, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) em 7 de março.
A obrigatoriedade permanece para os cidadãos que apresentarem sintomas, testes positivos ou tenham tido contato recente com infectados pela Covid-19. Confira a íntegra do documento.
Além disso, as máscaras seguem sendo recomendadas para indivíduos sob maior risco de desenvolverem formas graves da Covid-19, como idosos, gestantes, puérperas e imunocomprometidos, e a todos que preferirem continuar utilizando o item de proteção.
“Passados momentos mais críticos da pandemia, nesses dois últimos anos, saímos da etapa da obrigatoriedade, da exceção, justificada pela indisponibilidade de vacina à época e pelo risco de colapso do sistema de saúde de mortandade inestimável. Entramos, agora, na etapa da recomendação. Saímos da fase de altíssimo risco coletivo para uma fase de gestão de risco individual”, avaliou Marcelo Adriano, virologista do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do município.
A flexibilização gradual das medidas de contenção à Covid-19, prevista pelo documento, foi dividida em quatro etapas: na primeira, eventos foram autorizados a ocorrer sem limitação de horário; na segunda, a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos foi revogada; na terceira, o COE verificou que a cidade permaneceu na “faixa verde”, ou seja, em um nível baixo de transmissão comunitária do vírus; por fim, na quarta e última, como os indicadores permaneceram baixos, o uso de máscaras passou a ser opcional também em ambientes fechados.
Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), mais de 100% da população teresinense recebeu a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, enquanto 94% foi imunizado com a segunda dose e 65% das crianças entre cinco e 11 anos deram início ao processo de imunização.
Em âmbito de Piauí, o Comitê de Operações Emergenciais (COE) estadual também aprovou, neste sábado (26), a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos.
De acordo com o decreto nº 20.784, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), a obrigatoriedade permanece para espaços fechados, bem como aos grupos de risco: idosos, gestantes, puérperas e imunocomprometidos.
Ainda conforme o texto, está liberada a ocupação de 100% do público em locais abertos e 80% em locais fechados, condicionada a entrada somente dos que apresentarem o cartão de vacina com o esquema vacinal completo. Confira a íntegra do documento.