Em vídeo publicado nas redes sociais, deputado classificou gestores como “mal intencionados”
O deputado estadual Marden Menezes (Progressistas) foi às redes sociais para criticar a atuação da Prefeitura de Teresina frente ao surto de dengue que tem acometido a capital.
Segundo o parlamentar, os casos crescentes da doença estão relacionados à “imundície que tomou conta da cidade”.
Ver essa foto no Instagram
“A completa falta de gestão, ação, planejamento e prevenção por parte da Prefeitura Municipal tem agravado esse cenário. Seus responsáveis estão perdidos, desnorteados, sem noção do mal que causam à população”, atacou.
Marden classificou ainda os gestores do município como “mal intencionados”, acusando-os de “sugarem recursos” que deveriam ser aplicados em serviços públicos.
“É lamentável o caos administrativo que se alastra por Teresina. Precisamos cobrar do Ministério Público (MP-PI) e do Poder Judiciário que a Prefeitura cumpra suas responsabilidades”, completou o deputado.
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), até a última quarta-feira (30) foram notificados 851 casos de dengue na capital, com a confirmação de 387 deles.
No mesmo dia, uma criança de 9 anos faleceu em decorrência da doença. Ela estava internada em um hospital particular e residia na zona Sudeste de Teresina.
A diretora de Vigilância em Saúde do órgão, Amariles Borba, alerta para o fato de a transmissão da dengue acontecer através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39 ºC e manchas vermelhas no corpo.
“A prevenção pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada”, reforça.
Devido ao aumento expressivo do número de casos, os carros fumacê voltaram à atividade em Teresina. Os veículos irão circular no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para a presença do mosquito.
De acordo com a FMS, os moradores devem abrir portas e janelas para que o inseticida possa circular dentro das casas. A rota do carro fumacê nos próximos 10 dias será a seguinte:
Zona Sul: Bela Vista, Lourival Parente e Santo Antônio;
Zona Leste: São João, São Cristóvão e Morada do Sol;
Zona Norte: Alto Alegre, Nova Brasília e Nova Teresina;
Zona Sudeste: Dirceu II e Parque Poty.