Conforme dados da Sesapi, 10 municípios do Piauí estão com 70% da população elegível com a dose de reforço
O Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE) liberou, nesta terça-feira (12), o uso de máscaras em ambientes fechados para cidades em que 60% da população elegível, acima de 18 anos, esteja imunizada com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.
Porém, o uso fica obrigatório para idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos, doentes crônicos, em estabelecimentos de saúde e transporte coletivo, como ônibus, trem e avião.
Os dados da Sesapi mostram que 10 municípios do Piauí estão com 70% da população elegível com a dose de reforço; 40 municípios têm 60 a 69% da população com a dose de reforço e 84 cidades estão com 50 a 59,9% da população com esquema vacinal completo. A capital piauiense tem 49,95% da população com a dose de reforço.
Para a decisão, o comitê levou em consideração os dados epidemiológicos do Piauí, como a manutenção do número de casos de Covid no estado; a redução de óbitos e a diminuição do impacto do coronavírus no sistema de saúde do Piauí. “Com esses dados extremamente positivos, é possível liberar o uso de máscaras com alguns condicionantes”, explicou o infectologista e membro do COE, José Noronha.